A sua empresa instala ou implementa mudanças?

Mudanças são cada vez mais frequentes, radicais, complexas e simultâneas no ambiente organizacional. Novos modelos de negócios são criados a cada dia. Mas até que ponto a empresa sabe a diferença entre o “instalar” a mudança e o “implementar” a mudança?

Vários projetos hoje dentro do ambiente organizacional são apenas instalados e não completamente implementados.

Quando as organizações apenas “instalam” mudanças, significa que elas estão se preocupando em apenas fazer “funcionar” um novo sistema, processo ou modelo de negócio, tendo em vista apenas as questões técnicas da mudança. As pessoas não são preparadas adequadamente para que se sintam seguras e aptas a adotar uma nova prática, ou não foi respeitado o tempo necessário para a aceitação da mudança. Como resultado, permanecem dúvidas e incertezas, gerando resistências e volta aos métodos antigos.

As mudanças precisam ser “implementadas” para serem verdadeiramente efetivas. Para isso realmente acontecer, deve haver uma atenção especial ao caráter humano da mudança, e não apenas ao caráter técnico. Isso requer maturidade, ferramentas, conhecimento, profundidade – é necessário entender como a mudança impacta para cada um.

Associar à gestão de projeto uma gestão de mudança efetiva é a ponte que vai conduzir um projeto da instalação parcial para a implementação total. Dessa forma, as empresas poderão alcançar os objetivos esperados e evitar novas (e custosas) variáveis a serem gerenciadas no contexto dos projetos.

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: