Sobre a Morte e o Morrer

Sobre a morte e o morrerO livro Sobre a Morte e o Morrer, escrito por Elisabeth Kübler-Ross, M.D., trata sobre os processos e estágios que antecedem a morte, fazendo uma alusão à necessidade que a pessoa tem de gerir uma grande mudança – neste caso, lidar com a própria morte ou com a perda de alguém.

A autora cria métodos para que os profissionais da saúde adotem ao lidar com pessoas doentes. Ela descreve o processo do enfermo em cinco estágios:

Negação, na qual o doente recebe o diagnóstico, mas tenta negar que aquilo esteja acontecendo. Revolta, quando o paciente sente-se abandonado, questionando o porquê daquilo estar acontecendo com ele. Barganha, momento em que a pessoa se baseia na esperança e tenta, através de suas crenças, pedir para ser curada. Depressão, na qual o paciente não nega mais o seu estado físico e sente uma grande perda e vazio. E, por fim, a aceitação. Nesta fase, a pessoa entra em um estado de paz, conformada com a situação em que está.

Esses estágios também podem ser aplicados, de forma subjetiva, às mudanças organizacionais, porque elas também demandam dos colaboradores a aceitação de novas práticas, o que pode ser mais ou menos traumático, dependendo de como a mudança é implantada.

O blog da Dextera recomenda a leitura!

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: