Três macacos explicam cultura organizacional

imagemUm suposto experimento realizado sobre comportamento animal ilustra perfeitamente os desafios que enfrentamos com mudanças culturais nas organizações.

Numa jaula, foram colocados três macacos. Acima do terceiro macaco havia um cacho de bananas. Toda vez que este terceiro macaco pegava uma banana os demais recebiam um forte e incômodo jato de água. Após esta situação se repetir por mais de uma dúzia de vezes, os macacos que recebiam os jatos começaram a atacar o terceiro macaco toda vez que ele tentava alcançar mais uma banana. Logo, estes animais desenvolveram o que Ivan Pavlov chamou de resposta condicionada. Os macacos um e dois condicionaram a punição “jato de água” com recompensa “bananas” do terceiro macaco.

Os cientistas então trocaram o terceiro macaco por um novo macaco e, tão logo este novo macaco ameaçava alcançar o cacho de bananas, era imediatamente atacado pelos macacos um e dois (mesmo sem a utilização do “jato de água” como punição). Após algumas novas tentativas o terceiro e novo macaco desistiu das bananas. Em seguida, o macaco um foi também trocado por um novo macaco e os comportamentos permaneceram. E por fim, houve a troca do macaco dois por um novo macaco. E, mesmo sem terem experimentado o mecanismo instalado de recompensa/punição criado no primeiro trio de macacos, todos os novos macacos adotaram a conduta instalada.

Note que, para os macacos, não havia uma clara explicação, era simplesmente como as coisas aconteciam: pegar a banana resultava em briga entre eles. E isso é exatamente o que ocorre nas organizações. Os comportamentos instalados refletem o conjunto de “regras conhecidas” e de “regras ocultas”, resultando assim na cultura organizacional.

Para os profissionais de Gestão de Mudança, fica a lição de que é preciso conhecer a cultura organizacional, observar comportamentos e regras para planejarmos ações. Trabalhar nos comportamentos é mais recomendável, pois é a parte mais visível e tangível da cultura.

Quer saber mais sobre o tema? Leia o artigo em inglês na íntegra pelo link a seguir:

http://www.changefirst.com/article/what-three-monkeys-told-us-about-culture

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: