O papel do RH é fundamental em um processo de implementação de mudança

Fusões, aquisições, planos de demissão voluntária, instalações de novos softwares e até mesmo mudanças de endereço. A lista de transformações nas organizações é cada dia mais extensa, exigindo velocidade e alta competência. Para gerar menor impacto sobre os envolvidos e obter sucesso é fundamental que as áreas envolvidas estejam preparadas, como a de Gestão de Pessoas, que tem um papel crucial.

“É importante envolver o Recursos Humanos durante o projeto, já que é ele quem fará a ponte entre a mudança e as pessoas. Se o RH conhecer muito bem a organização, agir de forma estratégia e participar das decisões de mudança, poderá interpretar o cenário e clima, e atuar nos aspectos humanos ao longo do processo de implementação da mudança”, afirmou a diretora da Dextera Consultoria, Simone Costa, durante palestra realizada nesta semana no Comitê de Gestão de Pessoas, formado por executivos de empresas sócias da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

O tema Gestão de mudança e o seu impacto organizacional, mais que presente nas empresas, ganha importância fundamental, principalmente, em tempos de crise. Luciana Camargo, diretora de Recursos Humanos da IBM, apresentou o case da companhia americana, explicando como as mudanças ao longo dos 102 anos da empresa foram fundamentais para a companhia se reinventar, tornando-a a maior companhia de TI do mundo.

Um dos participantes do Comitê, Vinicius Goulart, gerente de recursos humanos da consultoria DBM do Brasil, reiterou a importância de uma gestão de mudança com foco nas pessoas. “O setor de RH precisa preparar o empregado, para que ele absorva a mudança de modo positivo, sabendo que ele também precisa fazer parte”.

??????????????????????????????? DSC01697 DSC01709 DSC01727

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: