Sobre gestão de mudança e muito mais

face faceO livro Gestão de Mudança com Sucesso, de David Miller, lançado em 2012 no Brasil com o apoio cultural da Dextera, tem o prefácio escrito por Simone Costa, sócia e diretora da consultoria. Simone apresenta o autor e comenta sobre a sinergia entre a proposta dele e suas crenças. E faz um apanhado geral sobre o cenário da gestão de mudança no país nos últimos 20 anos.

Você já leu Gestão de Mudança com Sucesso? O livro está disponível nas principais livrarias. Se ainda não o adquiriu, envie um email para contato@dextera.com.br com o seguinte título ou comentário: Quero um exemplar do livro Gestão de Mudança com Sucesso! Aproveite e leia agora no blog o prefácio de Simone Costa.

Mudança bem-sucedida, como implementá-la com êxito? O que significa mudar? Uma mudança organizacional é orientada por uma ação intuitiva, ou por um método e seu conjunto de ferramentas, conjugados às habilidades específicas daqueles que a conduzem?

No Brasil, é comum se dizer que muita gente se acha cozinheiro, técnico de futebol, artista, entre outras profissões. O agente de mudança talvez deva entrar nessa lista. De certa forma, todos nós temos vivenciado ou conduzido mudanças na vida pessoal ou profissional, o que certamente poderia nos qualificar como agentes de mudança. Será que essa suposta experiência seria suficiente para alcançar o sucesso nos processos de mudança nas empresas?

Em 2010, conheci David Miller e a metodologia da Changefirst (People-Centred Implementation – PCI) e, imediatamente, percebi a sinergia entre a sua proposta e minhas crenças: compartilhávamos ideias e valores, porém em cenários com estágios de evolução diferente. O contexto de atuação e da prática de gestão de mudança na Europa é ainda diferente da realidade da América Latina.

Ao me aprofundar no conhecimento sobre a metodologia da Changefirst, ficou muito claro que ela poderia enriquecer e complementar o que praticamos na Dextera, consultoria especializada em Gestão de Mudança que fundei em 1996, com a vantagem de podermos contar com o recurso de um aplicativo web muito interessante. Em 2011, David Miller lançou o seu livro na Inglaterra, que sintetizava, de maneira muito objetiva e realista, sua visão de gestão de mudança.

A decisão de lançarmos a versão brasileira do livro foi motivada pelo fato de acreditarmos que a obra seria instrumento importantíssimo para o amadurecimento e a cultura sobre o tema, desmitificando-o e, ao mesmo tempo, trazendo à luz o profissionalismo que ele exige. O meu desejo é que isso chegue às lideranças das empresas, aos responsáveis por conduzir transformações organizacionais, e que possa contribuir, verdadeiramente, para o sucesso dessas iniciativas.

Hoje, fico feliz em ver como o tema “gestão de mudança” passou a ser melhor compreendido no mundo e, principalmente, no Brasil. Lembro-me bem que, nos últimos anos da década de 90 ou do “século passado” , cheguei a cogitar a hipótese de estarmos no caminho errado, pois, à época, mencionar a necessidade de gestão de mudança nas empresas – que estavam em processo de mudanças radicais, envolvendo um grande volume de investimentos – soava como algo completamente absurdo. A típica resistência esta que se apresenta diante do que é inovador. Dessa maneira, naquele momento, para muitos era difícil compreender que a mudança demanda uma gestão.

Pois bem, este livro de David Miller confirma a gestão como a chave de ouro de uma mudança bem-sucedida, à altura de todos que vejam as inovações com verdadeiro interesse, portanto, sem preconceitos. Na primeira parte do livro, o autor aborda a cultura organizacional no processo de mudança, de forma objetiva e muito real. Sem se estender muito sobre o tema, descreve os elementos que a compõem de maneira clara e assertiva e com riqueza de exemplos que, inevitavelmente, nos remetem às nossas experiências profissionais.

Nesse sentido, a forma como David Miller compara uma mudança instalada com uma implementada é brilhante, pois descreve situações reais, ilustrando cenários, que identificamos claramente com os que conhecemos em muitas empresas com as quais trabalhamos.

Outro ponto fundamental da metodologia da Changefirst é a ideia de que os condutores do processo de mudança devem ser, necessariamente, as pessoas da empresa, devidamente instrumentalizadas com os conhecimentos e habilidades na gestão e implementação da mudança.

O Brasil tem evoluído nessa direção. Assim, várias empresas já se organizaram e estabeleceram uma área ou escritório responsável para orientar os processos de mudanças organizacionais. No entanto, há ainda um caminho a ser percorrido: muitas empresas não compreendem que os consultores externos podem trazer experiência, metodologia e repertório para facilitar os processos de mudança, mas não substituir os representantes da organização. Com equipes cada vez menores, muitas vezes vemos projetos sem a participação efetiva de integrantes das empresas no processo de mudança.

Guardando essa premissa fundamental – a dos representantes das empresas como agentes de mudança –, nas segunda e terceira partes do livro, David Miller descreve os seis fatores críticos de sucesso propostos pela metodologia da Changefirst, nos presenteando com uma abordagem abrangente que, se assimilada por líderes e agentes de mudança, certamente os municiará com instrumentos para obter melhores resultados e sucesso nas transformações organizacionais.

Estou certa de que a publicação deste livro contribuirá, e muito, para que os profissionais de gestão de mudança aperfeiçoem seus conhecimentos e práticas, e constituirá um instrumento utilíssimo também para aqueles que desejam se iniciar no tema.

Simone Maria da Costa
Sócia e Diretora da Dextera Consultora

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