Qual é o propósito da mudança que minha empresa quer fazer?

Normalmente, as mudanças nas organizações são executadas sob um enfoque técnico, sejam relacionadas a estratégias, processos, práticas ou sistemas. Mas a mudança somente acontece quando ela é adotada pelos profissionais envolvidos. E para haver essa adesão, as pessoas precisam saber qual é o “propósito da mudança”.

???????????????????????????????????????????????E você, sabe qual é o propósito da mudança pela qual está passando?

Como um profissional da gestão de mudança, você sabe como construir este propósito? O Propósito Compartilhado da Mudança é um dos seis Fatores Críticos de Sucesso da metodologia PCI (People-centred Implementation) da Changefirst. É quando as pessoas envolvidas compreendem a necessidade da mudança, entendem porque as coisas não podem continuar como estão, onde a empresa precisa chegar e como chegará lá.

Para construir o propósito, é preciso analisar três dimensões de risco:

  • Imperativo da Mudança: quando as pessoas se sentem insatisfeitas com a forma atual de trabalho e compreendem os custos que ocorrerão se não houver a mudança.
  • Visão de Estado Futuro: quando existe uma visão clara e positiva dos resultados desejados desta mudança que auxilia as pessoas a se verem bem-sucedidas no futuro, quando a mudança for implementada.
  • Solução: quando são estabelecidos marcos específicos e entregáveis que demonstram como o progresso será percebido pelas pessoas e qual será o tempo necessário para se alcançar a Visão de Estado Futuro.

Quando estas dimensões forem devidamente levantadas, elaboradas e divulgadas, as pessoas conseguirão passar pelos seguintes estágios: (1) eu compreendo o porquê da mudança; (2) eu me vejo na mudança; e (3) eu acredito na solução.

Criar de forma compartilhada o propósito da mudança é o primeiro passo para quem planeja a gestão de mudança de uma transformação organizacional. Esse tema, entre outros, serão debatidos no curso Planejamento de Gestão de Mudança Organizacional integrado a Projetos, que será realizado pela Dextera nos dias 27 e 28 de agosto, de 9h às 18h, em São Paulo.

Para saber o que mais este módulo de aprofundamento de 16 horas oferece, acesse o site e preencha o formulário para obter mais informações.

 

 

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: