Avaliar o passado recente é estratégico

Torne-se um especialista em mudança na Metodologia PCI® (People-Centred Implementation) da Changefirst® e tenha à mão um conjunto de ferramentas que vão lhe ajudar a direcionar suas ações no dia a dia de um processo de mudança organizacional.

A próxima turma do Workshop Especialista em Mudança acontece de 23 a 25 de abril e as inscrições estão abertas. A metodologia PCI® apresenta seis Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que devem ser trabalhadas para uma implementação bem-sucedida. As ferramentas para cada FCS são apresentadas ao longo do curso, de modo interativo, em um treinamento “action learning”, onde o treinando aprende e pratica os conceitos desde o primeiro dia. Os PCI Practitioners são licenciados para usar estas ferramentas dentro de suas organizações, e poderão avaliar riscos, fazer diagnósticos, monitorar e planejar mudanças.

Conheça agora uma das ferramentas de planejamento chamada Avaliação do Cenário para Mudança (ACM). Ela é utilizada para os diagnósticos iniciais, criando uma base de referência dos riscos em torno das pessoas em iniciativas isoladas de mudança. Os respondentes são solicitados a considerar uma mudança “típica” que ocorreu nos últimos 9-24 meses, que os impactaram diretamente ou que impactaram seu grupo de trabalho. Não se trata aqui da mudança em curso.

Esta avaliação pode ser aplicada em diferentes grupos e níveis, que são segmentados de acordo com as necessidades da iniciativa de mudança. Por exemplo, (1) executivos e sponsors, (2) equipe de projeto e (3) grupo de impactados. Os objetivos da ACM é coletar dados do histórico de mudança para:

  • Ajudar a prever níveis similares de comprometimento/resistência relacionadas à mudança para uma nova iniciativa de mudançaroda
  • Mensurar a efetividade de implementações prévias com respeito aos Fatores Críticos de Sucesso.
  • Prever barreiras similares para implementações bem-sucedidas de qualquer iniciativa
  • Facilitar o planejamento de ações corretivas e reforçadoras para uma iniciativa específica

Após tabulação e análise dos dados, é possível verificar a visão/percepção de cada grupo a respeito do passado recente de mudanças, se houve alinhamento entre os vários níveis e onde residem problemas que deverão ser tratados para a próxima mudança. A correta interpretação ajudará no desenvolvimento de estratégias de comunicação e de engajamento, entre outras, e no ajuste de ações a serem tomadas e que podem ser diferenciadas, de acordo com o resultado de cada grupo.

Conte com o suporte que as ferramentas do PCI® podem oferecer. Entre em contato com a Dextera para saber mais sobre os workshops voltados para diferentes níveis da organização. Tel: +55 (11) 3062-8486 – contato@dextera.com.br

Quanto à ferramenta, pedimos que acesse o site da Changefirst e veja todo o potencial para sua utilização em projetos de mudança organizacional.

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: