Quatro dicas que vão ajudar sua empresa a se adaptar aos novos cenários de mudança

mudança organizacional

Se você está acompanhando os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo está percebendo que estamos em uma era de intensas mudanças. Mas, em qualquer instância, seja na política, na economia, dentro das empresas e até mesmo na nossa vida pessoal, vivemos constantes processos de transformação.

Na última edição da revista Você RH, um dado chama atenção quando se fala em adaptação a esse cenário: é provável que nos próximos anos uma em cada três empresas tradicionais desapareçam do mercado. Isso porque não estão conseguindo se adaptar ao ritmo intenso e complexo de mudanças a que estão submetidas.

É nesse momento que se torna ainda mais indispensável trabalhar gestão de mudança não apenas como um projeto pontual, mas sim como uma competência que faça parte da rotina corporativa. Na matéria da Você RH, a sócia-diretora da Dextera, Simone Costa, aproveitou para frisar esse ponto: “em um mundo de transformações constantes, você tem de incorporar essa realidade no dia a dia”.

Para que essa estratégia se torne eficaz, é importante trabalhar aspectos que possam alavancar e expandir a implementação de mudanças em escala, como:

  • Adotar novas abordagens de mudança organizacional que possam atingir a velocidade e os comportamentos de que as empresas necessitam para se manter no mercado;
  • Implementar programas que ajudam a aumentar a maturidade da organização quanto ao gerenciamento de mudanças;
  • Trabalhar as lideranças para que atuem de forma adaptativa e participativa junto às equipes de mudança;
  • Antecipar mudanças, com o constante monitoramento do mercado e realizar um trabalho integrado junto à área de Recursos Humanos para que a empresa esteja adequadamente estruturada para acompanhar as demandas de transformação.

A Dextera atua com processos de adoção e sustentação de mudança organizacional há quase 20 anos. Durante esse tempo, temos apoiado organizações a desenvolverem capacidade própria para gerir mudanças em diversos cenários de transformação, por meio de workshops e formação na Metodologia PCI® (People-Centred Implementation) da Changefirst.

E a sua empresa, como vem atuando nesse cenário para se adaptar às constantes transformações organizacionais? Deixe o seu comentário ou nos envie uma mensagem compartilhando as suas experiências.

Leia a matéria completa da Você RH sobre mudança nas empresas.

Aproveite para conhecer a metodologia de mudança organizacional utilizada pela Dextera e nossos programas de formação em gestão da mudança.

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: