Alinhamento local e organizacional para uma mudança bem-sucedida

Você já presenciou uma mudança sendo implementada na organização de forma inconsistente através de diferentes áreas? Ou um comitê executivo de mudança que fracassa na implementação porque teve um fraco apoio local por estar mais atento em cumprir as conformidades técnicas do que buscar a aceitação da mudança? Falhas assim acontecem porque os níveis organizacional e local não estão sincronizados.

Isto pode acontecer em qualquer organização, de qualquer tamanho – seja aquela com uma sede única ou uma multinacional com unidades dispersas ao redor do mundo. Se os líderes de mudança não considerarem que os níveis organizacional e local são fatores críticos de sucesso, correm o risco de levar a iniciativa de mudança ao fracasso.

Fatores Críticos de Sucesso – Metodologia PCI®

Equilibrando os níveis de mudança organizacional e local

Para desempenhar de forma bem-sucedida uma gestão de mudança organizacional, seja a mudança de que tamanho for, é necessário haver sinergia e conectividade entre o processo de transição organizacional e o processo de mudança pessoal do indivíduo. Uma implementação bem-sucedida tem a ver com criar esta sinergia e conexão: combinando o que a empresa precisa com o que as pessoas na organização podem realizar.

Lembre-se que gerir uma mudança organizacional com sucesso significa alcançar altos níveis de aceitação e compromisso com a mudança. Ao criar um forte envolvimento em torno de um propósito de mudança claro e consistente, as organizações podem vivenciar mudanças bem-sucedidas.

Liderança da mudança provê a conexão entre níveis organizacional e local

No nível organizacional, os fatores de sucesso se relacionam com a liderança executiva, ciente do amplo modelo corporativo, do escopo e dos riscos da mudança. Ela apoia e provê direcionamento e orientação para a mudança.
No nível local, os fatores de sucesso estão relacionados à média gerência e aos gestores da linha de frente que têm habilidades e tempo para ajudar suas equipes a se conectarem e se adaptarem à mudança. O papel dos líderes de mudança é assegurar que a visão e o direcionamento do nível organizacional estejam conectados às ações realizadas em nível local.

Sem esta conexão vemos dois cenários tomarem forma:

  • Quando os times locais estão habilitados e possuem muita energia para realizar a mudança, mas falta um direcionamento claro e alinhamento com o objetivo global da organização, se percebe uma implementação da mudança inconsistente em toda a organização.
  • Por outro lado, se há uma forte condução da mudança pelos executivos sem uma conexão e sinergia chegando até às equipes locais, percebe-se uma falta de compreensão e de comprometimento com a mudança que pode levar a altos níveis de resistência.

Apoiar e dar condições para que sua organização mude significa ter capacidade interna e maturidade para gerenciar mudanças, através do aprimoramento, aprendendo e fornecendo à organização as ferramentas, a linguagem e os processos para entregar mudanças nos níveis organizacional e local.

Aprenda e utilize os 6 Fatores Críticos de Sucesso na suas iniciativas de mudança. O workshop Especialista em Mudança prepara profissionais e líderes de mudança para desempenhar seu papel de forma consistente e integrada com os objetivos da organização. Com o apoio da plataforma online e-change, o agente de mudança tem mais tempo para pensar a mudança de forma estratégia.
Inscrições abertas para a próxima edição, que acontece de 29 a 31 de Agosto, em São Paulo. Saiba mais e entre em contato com a Dextera (11) 3062-8486 ou contato@dextera.com.br

Fonte: Knowledge Center da Changefirst – leia o blog

Anúncios

Comente aqui a sua ideia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: